O presidente da CBF, Samir Xaud, deixou a concentração da Seleção Brasileira nos Estados Unidos e se afastou do convívio diário com a delegação em meio à repercussão de denúncias envolvendo supostos gastos indevidos relacionados a viagens e hospedagens de pessoas sem vínculo com a entidade.
Até então presença constante nos treinos, deslocamentos e atividades da equipe comandada por Carlo Ancelotti, Xaud deixou Nova Jersey e seguiu para Orlando. Embora pessoas próximas ao dirigente tenham afirmado inicialmente que a viagem já estava programada para acompan
har um grupo de presidentes de federações, relatos indicam que a mudança de planos também ocorreu em meio à crise provocada pelas denúncias.
O caso ganhou repercussão após a divulgação de informações sobre uma reserva em um hotel de luxo de Nova York feita em nome da CBF para uma amiga pessoal do dirigente.
Segundo as informações divulgadas, a reserva teria sido posteriormente paga com recursos pessoais de Xaud. Outro episódio citado envolve uma viagem anterior de uma acompanhante para uma competição no Qatar, cujo valor teria sido reembolsado à confederação após questionamentos internos.
Em nota, a CBF afirmou que alguns dirigentes utilizam os serviços de logística da entidade para reservas particulares, mas que os gastos são ressarcidos pelos próprios envolvidos. A confederação também sustenta que não arcou com as despesas da hospedagem da acompanhante em Nova York.
Nos bastidores, o presidente busca apoio de dirigentes estaduais para conter o desgaste político provocado pela repercussão do caso e evitar que a crise afete sua permanência no comando da entidade.
Enquanto isso, a orientação interna é para que Samir Xaud mantenha distância da rotina da Seleção Brasileira durante a disputa da Copa do Mundo. A expectativa é que ele participe apenas de compromissos institucionais e partidas oficiais, sem a convivência frequente que mantinha com jogadores e integrantes da comissão técnica.
Com a ausência do presidente, o vice-presidente Gustavo Dias Henrique passou a ser a principal autoridade da CBF junto à delegação. Ao lado do coordenador de seleções, Rodrigo Caetano, ele assumiu a responsabilidade de acompanhar o dia a dia da equipe na concentração e nos treinamentos.
Nas últimas semanas, Samir Xaud havia participado ativamente da preparação da Seleção para o Mundial. O dirigente acompanhou atividades na Granja Comary, viajou com a delegação para os Estados Unidos e esteve presente nos treinamentos realizados em Nova Jersey. A tendência, porém, é que esse cenário não se repita durante o restante da competição.
Descubra mais sobre Jornal Itaqui-Bacanga
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.