Home Esportes Após denúncias, presidente da CBF se afasta da delegação da Seleção Brasileira nos EUA
EsportesGeralÚltimas notícias

Após denúncias, presidente da CBF se afasta da delegação da Seleção Brasileira nos EUA

Compartilhe
Compartilhe

O presidente da CBF, Samir Xaud, deixou a concentração da Seleção Brasileira nos Estados Unidos e se afastou do convívio diário com a delegação em meio à repercussão de denúncias envolvendo supostos gastos indevidos relacionados a viagens e hospedagens de pessoas sem vínculo com a entidade.

Até então presença constante nos treinos, deslocamentos e atividades da equipe comandada por Carlo Ancelotti, Xaud deixou Nova Jersey e seguiu para Orlando. Embora pessoas próximas ao dirigente tenham afirmado inicialmente que a viagem já estava programada para acompan

har um grupo de presidentes de federações, relatos indicam que a mudança de planos também ocorreu em meio à crise provocada pelas denúncias.

O caso ganhou repercussão após a divulgação de informações sobre uma reserva em um hotel de luxo de Nova York feita em nome da CBF para uma amiga pessoal do dirigente.

Segundo as informações divulgadas, a reserva teria sido posteriormente paga com recursos pessoais de Xaud. Outro episódio citado envolve uma viagem anterior de uma acompanhante para uma competição no Qatar, cujo valor teria sido reembolsado à confederação após questionamentos internos.

Em nota, a CBF afirmou que alguns dirigentes utilizam os serviços de logística da entidade para reservas particulares, mas que os gastos são ressarcidos pelos próprios envolvidos. A confederação também sustenta que não arcou com as despesas da hospedagem da acompanhante em Nova York.

Nos bastidores, o presidente busca apoio de dirigentes estaduais para conter o desgaste político provocado pela repercussão do caso e evitar que a crise afete sua permanência no comando da entidade.

Enquanto isso, a orientação interna é para que Samir Xaud mantenha distância da rotina da Seleção Brasileira durante a disputa da Copa do Mundo. A expectativa é que ele participe apenas de compromissos institucionais e partidas oficiais, sem a convivência frequente que mantinha com jogadores e integrantes da comissão técnica.

Com a ausência do presidente, o vice-presidente Gustavo Dias Henrique passou a ser a principal autoridade da CBF junto à delegação. Ao lado do coordenador de seleções, Rodrigo Caetano, ele assumiu a responsabilidade de acompanhar o dia a dia da equipe na concentração e nos treinamentos.

Nas últimas semanas, Samir Xaud havia participado ativamente da preparação da Seleção para o Mundial. O dirigente acompanhou atividades na Granja Comary, viajou com a delegação para os Estados Unidos e esteve presente nos treinamentos realizados em Nova Jersey. A tendência, porém, é que esse cenário não se repita durante o restante da competição.


Descubra mais sobre Jornal Itaqui-Bacanga

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Jornal Itaqui-Bacanga

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading